Todos os dias, bilhões de ligações automáticas são disparadas no Brasil. Muitas empresas sérias estão sendo prejudicadas sem saber: seus números de telefone marcados como spam e aparecendo no display “Provável SPAM” nos celulares de seus clientes.
Isso acontece por diversos motivos: má configuração, uso por operadoras de baixa reputação ou até pelo histórico do próprio número. Mas o problema é mais grave do que parece: um número marcado como spam pode fazer sua empresa perder credibilidade, vendas e oportunidades reais de negócio.
O que significa ter o número marcado como spam?
Quando um número de telefone aparece como “SPAM provável”, o celular do cliente identifica aquela chamada como indesejada. Isso pode fazer com que:
- O cliente não atenda sua ligação;
- Acredite que se trata de um golpe ou robô;
- Nunca mais retorne o contato.
Em alguns casos, essa marcação pode ocorrer mesmo que sua empresa nunca tenha feito spam — basta estar em uma operadora com má reputação, utilizar sistemas antigos ou herdar um número com histórico ruim.
Como descobrir se seu número está marcado como spam?
É simples, e nós podemos te ajudar nisso – Ligue agora para o número 11-97133-1536
Assim que sua chamada chegar, vamos verificar no visor do nosso smartphone se o seu número aparece como SPAM. Caso apareça, te mostramos como corrigir isso — e até removemos temporariamente a marcação negativa.
Meu número marcado como spam: parece algo pequeno, mas pode estar custando caro para suas vendas.
De acordo com uma reportagem recente do Fantástico, mais de 10 bilhões de ligações por robôs são feitas todos os meses no Brasil. Como resultado, isso criou um ambiente de desconfiança generalizada — e muitos consumidores, infelizmente, passaram a simplesmente ignorar números desconhecidos. Portanto, se a sua ligação aparece como SPAM, as chances de o cliente atender são mínimas. Consequentemente, suas oportunidades de fechar negócio despencam.
Além disso, empresas que utilizam o telefone como canal ativo de vendas ou suporte precisam redobrar a atenção. Afinal, mesmo estratégias bem planejadas podem ser prejudicadas por um detalhe invisível, mas crítico: a reputação do número.
O que fazer para resolver?
Para evitar esse tipo de problema e melhorar sua comunicação com os clientes, siga as orientações abaixo:
- Antes de tudo, verifique se seu número aparece como SPAM
Faça o teste ligando para um número externo de confiança e analise como ele aparece no visor. - Em seguida, utilize operadoras confiáveis
Prefira operadoras com boa reputação nas redes e histórico limpo de chamadas, evitando aquelas associadas a práticas abusivas. - Além disso, configure seu número corretamente no Google Meu Negócio
Isso ajuda a autenticar sua linha e melhora a identificação da sua empresa nas chamadas. - Por fim, adote soluções modernas
Ferramentas como o PABX em nuvem e integrações com o WhatsApp Business API oferecem mais controle, rastreabilidade e confiança na comunicação com o cliente.
Baixe nosso eBook que fala exatamente sobre este assunto
“Proteja e Fortaleça a Comunicação Telefônica da Sua Empresa“
Comunicação Telefônica Eficiente para Empresas

Perguntas Frequentes – Número Marcado Como Spam
Por que minha empresa está com o número marcado como spam?
Geralmente, isso acontece quando há alto volume de ligações, falta de identificação da empresa na chamada ou quando os usuários classificam as chamadas como indesejadas.
Quais os impactos de ter o número da empresa identificado como spam?
O principal impacto é a queda nas taxas de atendimento. Além disso, a imagem da empresa é prejudicada e a equipe de vendas perde produtividade.
Como saber se o número da minha empresa foi marcado como spam?
Ligue para um celular Android e verifique se aparece o aviso de “SPAM” ou “chamada suspeita”. Você também pode usar apps como o Truecaller ou pedir para clientes testarem.
Como resolver o problema de um número marcado como spam?
Atualize o número no Google Perfil da Empresa, peça revisão às operadoras, peça que clientes sinalizem como confiável e consulte um especialista como Deyvi Bridi.
Migrar para uma operadora de telefonia em nuvem ajuda?
Sim! Telefones em nuvem oferecem mais controle, reputação limpa e identificação comercial, além de recursos como URA, gravações e relatórios de chamadas.
O que posso fazer para evitar ser marcado como spam no futuro?
Identifique-se claramente, evite ligações repetitivas, respeite o cliente, monitore a reputação do número e use canais oficiais com número fixo confiável.
Neste material gratuito, você vai descobrir como:
- Proteger o número da sua empresa de marcações negativas
- Melhorar a taxa de atendimento das suas ligações
- Criar uma estrutura de telefonia profissional, moderna e segura