Conheça os Equipamentos de PABX mais Comuns e o Ideal para Trabalho Remoto
Atualmente, tanto pequenas quanto grandes empresas utilizam o PABX (Private Automatic Branch Exchange, ou troca programada de ramais privados) para interligar diversos ramais em uma única linha telefônica.
Dessa forma, o sistema atua como uma central telefônica, o que amplia a capacidade de realizar e receber múltiplas chamadas externas ao mesmo tempo. Como resultado, a empresa não precisa aguardar a liberação de uma linha, o que torna o atendimento mais ágil, eficiente e bem organizado.
Nos anos 60, as primeiras centrais telefônicas existentes eram chamadas de PBX. Com estruturas bastante complexa, exigiam um operador humano especializado com as muitas linhas telefônicas e blocos de painéis, para atender e direcionar as chamadas.
Essa necessidade de um operador humano se tornou nula nas décadas seguintes, com o advento das centrais telefônicas automatizadas, mas demorou para que as empresas confiassem nesse novo sistema. Aos poucos, percebendo as muitas vantagens, especialmente a economia que o novo sistema gerava, as empresas começaram a se render a esse sistema automatizado.
Tipos de Equipamentos PABX:
Com o tempo e a criação de tecnologias mais avançadas, novas modalidades de PABX foram surgindo, se diferenciando entre as funcionalidades e a forma como a instalação, configuração e manutenção são feitas. Entre os principais tipos, estão os sistemas: Analógicos, Digitais, IP, Híbrido e Virtual. Seguimos com alguns detalhes.
Central de Telefonia Analógico:
O sistema mais tradicional, funcionando através de operadoras de telefonia fixa, com recursos mais básicos, porém bastante funcionais dentro de uma empresa. Das principais funções, se destacam o recebimento de chamadas externas, identificador de chamadas, ligações entre ramais, bloqueio de ligações a cobrar, senha para ramais.
Um dos pontos negativos desse sistema é a exigência de uma manutenção especializada, como a mão de obra técnica qualificada, o que gera um custo, sendo preciso uma interrupção temporária do funcionamento conforme o defeito apresentado paralisando o atendimento da empresa.
Plataforma de PABX Digital:
Somente operadoras maiores podem fornecer o serviço de PABX Digital, que opera por meio de linhas digitais E1 ou ISDN. A qualidade das ligações é muito maior e possui recursos além do analógico. A princípio, o sistema digital oferece várias vantagens em comparação ao modelo analógico.
Ele elimina ruídos, permite ajustar o volume de escuta, utiliza troncos digitais e possibilita a discagem direta para ramais (DDR). Por outro lado, esse sistema exige mão de obra qualificada para manutenção, o que eleva o custo do serviço.
Solução PABX IP VoIP:
Esse sistema funciona por meio da internet, utilizando a telefonia VOIP para as ligações, o que resulta em redução no custo total das ligações, tanto locais, quanto à distância e internacionais.
Oferece soluções mais completas de telefonia como gravador de chamadas, fila de espera, URA e muitos outros recursos. Possibilita a mobilidade e facilita a escalabilidade. Exige a contratação de linha SIP para o funcionamento e a instalação de um hardware, o que pode ser um investimento mais alto. Também despende de manutenção especializada, mas pode ser feita remotamente.
Em alguns casos, é preciso a aquisição de equipamentos, como um Adaptador de Telefone Analógico, ATA, um telefone IP para a conexão com a internet ou Softphone, que são softwares que simulam a interface de telefone em computadores.
PABX Híbrido:
A união dos três tipos de PABX: analógico, digital e VOIP. Bastante usado em empresas de Call Center, por integrar soluções de comunicação, com a redução do custo das ligações e melhora da qualidade.
O PABX Híbrido oferece uma opção interessante para empresas que desejam adotar a tecnologia VoIP, mas que ainda preferem manter o uso de linhas telefônicas tradicionais. No entanto, essa solução apresenta recursos mais limitados, exige um equipamento mais complexo e demanda uma manutenção com custo elevado.
E agora o que escolher?
Qual é a Diferença Entre PABX Convencional e PABX em Nuvem?
A diferença que mais chama atenção quando se compara um PABX Convencional de um PABX em Nuvem é a redução das despesas em muitos aspectos. Começando com o custo das ligações, em que a economia pode chegar a até 70% em ligações internacionais, o que amplia muito mais as possibilidades de uma empresa em expandir os negócios.
A instalação de um PABX em Nuvem é bem mais facilitada, sem o uso de cabos, fios e centrais com conexões e quase uma infinidade de linhas e equipamentos. Mais uma economia.
Além disso, a manutenção se torna um grande diferencial no PABX em Nuvem. Como o sistema opera diretamente pela internet, ele reduz significativamente a necessidade de intervenções técnicas presenciais.
Quando algum suporte é necessário, a equipe técnica consegue resolver tudo de forma remota, o que traz mais agilidade e economia para a empresa. Esta categoria de sistema é o ideal para fazer trabalho com equipes remotas, o famoso home office.
Da mesma forma, a equipe técnica realiza todas as atualizações de forma remota, sem interromper as atividades da empresa. Além disso, o sistema conta com suporte disponível todos os dias, 24 horas por dia.
PABX Virtual ou PABX em Nuvem?
A versão mais atual do sistema de telefonia. O sistema PABX em Nuvem oferece todos os benefícios de um sistema IP e funciona diretamente pela internet. Como é totalmente baseado em Nuvem, ele elimina a necessidade de servidor físico ou equipamentos específicos.
Além disso, dispensa redes complexas e caras, já que a instalação ocorre inteiramente pela internet. É possível utilizá-lo em qualquer dispositivo conectado, inclusive smartphones.
Por exigir um baixo investimento, o PABX em Nuvem está disponível para empresas de todos os portes, até mesmo as pequenas empresas podem usufruir dos benefícios deste sistema, podendo oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes.
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