solucao-condominios

Controle de acesso e as novas tendências.

Controle de acesso e as novas tendências.

A inovação na área da tecnológica, assim como o aparecimento de novos processos de gestão, é imprescindível para que o síndico possa desempenhar sua função de maneira eficiente. Administrar um condomínio é uma missão que exige pulso firme, empatia e conhecimento em áreas diversas.

Embora essas sejam características primordiais, é importante salientar que uma excelente administração de condomínios requer atualização constante na tecnologia, treinamentos e gestores habituados a lidar com essas novas tecnologias.

Fale com um especialista agende uma visita: Sem compromisso

Vamos apresentar algumas tendências para gestão condominial:

Uso de aplicativos na administração de condomínios

Quando o assunto é tecnologia, as mudanças na área da informação e de como ela pode chegar ao público são extremamente relevantes. Um dos canais mais inovadores do momento para a gestão condominial são os aplicativos. Muitos softwares são usados para melhorar a comunicação entre as pessoas e facilitar a rotina do condomínio, como por exemplo:

Controle de acesso às áreas comuns, reserva de salão de festa, envio de QR Codes (chaves virtuais) para os visitantes do condomínio, avisos a portaria para visitantes e encomendas, integração com sistema de câmeras controlando a distância a portaria, a garagem e ainda liberar o acesso remotamente, avisos de ocorrências ao síndico entre outros recursos que ajudam o condomínio a ser mais eficiente. Há, também, opções para quem deseja controlar o fluxo de caixa do condomínio, entre outras atividades mais específicas que são desempenhadas pelo síndico.

Portanto, é possível dizer que algumas soluções são projetadas para cada tipo de gerenciamento condominial.

No caso da administração de condomínios, aplicativos inovadores, como o app da PredioTech e outros, possibilita que o síndico e moradores mantenham contato diário e fiquem por dentro das novidades. É possível dizer que o uso de aplicativos no celular potencializa as chances de manter uma gestão efetiva e humanizada.

Mediante o uso desse aplicativo, é possível realizar uma gestão mais ativa, organizada, eficiente e transparente. Isso porque fica disponível a todos documentações, atas condominiais de reuniões, informações importantes e a agenda de eventos.

Fale com um especialista agende uma visita: Sem compromisso

Terceirização de serviços.

Sobre a terceirização, antes de fechar contrato com qualquer empresa é recomendado fazer uma pesquisa para verificar sua reputação no mercado. Assim, você ficará tranquilo ao entregar essas tarefas nas mãos de profissionais capacitados para executar tais funções.

Tarefas como limpeza, jardinagem, portaria e vigilância e serviço de manutenção externa.

Em forte ascensão no mercado, a tendência da terceirização de serviços para condomínios pode ser uma opção interessante. Afinal, quem cuida da administração assume uma grande responsabilidade por diversas tarefas que não podem ser delegadas.

Do ponto de vista financeiro, recorrer à contratação de serviços terceirizados é uma opção para contenção de gastos e despesas. Entre as vantagens, estão a delegação de tarefas às pessoas que realmente entendem do assunto, e o gestor do condomínio pode focar a sua atenção nas atividades principais da administração.

Portanto, a contratação de empresas é importante não somente para desafogar o gestor em termos de atividades a serem realizadas, mas também permite melhorar a saúde financeira do condomínio a médio e longo prazo.

Portaria remota

Tecnologia a serviço da segurança dos condomínios.

Também chamada de portaria virtual baseia-se em um sistema que integra rede de câmeras e recursos de biometria controlando a entrada e saída de moradores. A identificação pode ser feita também pela face, por aplicativos e QR Codes, tudo depende do nível de segurança e tecnologia desejada. Uma central de segurança monitora as entradas de forma remota e controla o perímetro do prédio por câmeras via internet.

Além do aumento na segurança, outra vantagem é a redução de custos. Em condomínios onde a quantidade de apartamentos é pequena, os custos com porteiros acabam sendo maiores. Com a portaria virtual, a tendência é que haja uma redução na taxa condominial.

É importante citar que os índices de criminalidade vêm aumentando. Portanto, a melhor atitude a ser tomada é investir em software, dispositivos e equipamentos que garanta a ação de resposta dos condomínios quando se faz necessário.

Fale com um especialista agende uma visita: Sem compromisso

Normalmente, aplicativos destinados à administração de condomínios têm uma área destinada à segurança. Isto é, são importantes para manter o ambiente protegido. Quando o software de gestão não oferece essa função, o jeito é procurar alternativas, como optar por um sistema descentralizado.

Além dos apps, é possível dizer que a portaria remota segue como uma das principais tendências para os próximos anos.

Assim como: Fechadura digital, Monitoramento com drones, Inteligência artificial, cerca virtual, Sistema de reconhecimento facial e de placas e o Alarme “infernal”

Garagem rotativa: como evitar conflitos no condomínio

A garagem rotativa é uma grande fonte de problemas para os moradores. Geralmente, a regra principal é: os que chegam primeiro, ocupam as melhores vagas. As demais vão sendo preenchidas conforme o uso. Mas há sempre exceções a regra e a verdade é que o bom senso deve resolver a maioria das questões que envolvem esse conflito.

Esse e outros tipos de regras devem ser decididas em assembleia e registradas no regimento interno, anexo à convenção coletiva do condomínio. Há casos em que o condomínio tem mais apartamentos do que vagas disponíveis. Nessa situação, é preciso criar uma regra para seu uso. Pode ser feito um sorteio periódico – a cada 6 meses ou 1 ano – para que todos tenham a oportunidade de usar a garagem. Outra sugestão de boa prática é deixar as vagas mais fáceis de estacionar para idosos, deficientes, gestantes ou lactantes.

Resolvidas as questões referentes ao conflito pelo uso da vaga, é hora de definir regras de controle de acesso de veículos para condomínios com garagem rotativa.

Fale com um especialista agende uma visita: Sem compromisso

A tecnologia deve ser uma grande aliada na solução de conflitos pelo uso da vaga rotativa na garagem. Além de organizar as entradas e saídas, o controle de acesso de veículos para condomínios proporciona mais segurança e tranquilidade aos moradores, com conforto e praticidade.

Ao entrar na garagem, o morador pode acionar a abertura dos portões por meio de um controle remoto ou por Tag veicular de longa distância. Esse equipamento fica instalado no veículo e faz com que o portão se abra automaticamente, basta que se aproxime da garagem. É um discreto adesivo que fica colado no para-brisas do automóvel se for integrada ao sistema de gestão, permite que sejam registrados quais são os veículos que acessaram o condomínio.

Fale com um especialista agende uma visita: Sem compromisso

Assim, é possível saber se uma determinada vaga está ocupada e por quem. Se houver descumprimento das regras de uso da garagem rotativa, verificar quem foi o responsável, para que seja aplicada as ações cabíveis, caso isso esteja determinado no regimento interno. Um sistema de câmeras vai apoiar nessa fiscalização.

Importante ressaltar que, se a abertura da garagem for por controle remoto, recomenda-se dobrar a atenção. É que esse equipamento é passível de ser clonagem, o que pode pôr em risco a segurança do condomínio. Para evitar esse problema, invista num modelo que seja imune a esta ação.

Agora que já vimos alguns causadores de conflitos na garagem rotativa e como a tecnologia pode ajudar, vamos listar os cuidados necessários para garantir a paz no estacionamento:

Checklist dos cuidados a tomar em garagem rotativa

1 – Regras de uso: se o prédio é antigo e o uso da garagem rotativa se tornou um problema com o passar dos anos, o primeiro passo é convocar uma assembleia. Decida em conjunto com os condôminos quais são as regras de uso das vagas, quem tem prioridade, e defina a periodicidade de sorteios, se for o caso.

2 – Registre por escrito: nem sempre é possível contar com o bom senso para solucionar conflitos, especialmente na garagem. Então as regras acordadas em assembleia devem estar registradas no regimento interno e na convenção coletiva, para que sejam passíveis de consulta posterior. Além disso, a documentação das normas permite a punição daqueles que não as cumprirem.

3 – Divulgue as boas práticas: comunique aos condôminos e moradores em geral sobre as regras que foram definidas em conjunto. Vale enviar por e-mail, fazer cartazes em locais de fácil acesso e visibilidade, enviar cartas impressas para cada apartamento, divulgar nos aplicativos de mensagens do condômino, enfim, espalhe a mensagem! Aproveite para deixar claro quais as implicações em caso de descumprimento das regras.

4 – Conte com a tecnologia: a instalação de um sistema de controle de acesso de veículos para condomínios pode facilitar a gestão de conflitos, além de contribuir na organização do uso das vagas de garagem rotativa do prédio. São equipamentos simples e discretos, mas que oferecem mais segurança, conforto e praticidade a todos.

Caso precise de algo mais especifico entre em contato com nossa área comercial 11-2225-8806.

Fale com um especialista agende uma visita: Sem compromisso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *