Dê importância à consultoria de telecom!

“Como consultora de telecomunicações eu trabalho com muitas empresas diferentes e busco sempre visualizar o cenário atual de cada uma para depois fazer uma abordagem mais detalhada e produtiva, afinal cada empresa tem um caso diferente, e pela primeira vez me deparei com uma situação que acredito ser o cenário de várias outras.

Após apresentar o projeto para uma empresa do varejo aqui em São Paulo, visando adequar seus produtos e serviços, equiparando valores pagos com a operadora atual, apresentando um baita upgrade tecnológico onde haveria a migração de um PABX comum para um Servidor de Voz em uma plataforma unificada dentro de sua empresa, o gerente da empresa simplesmente descartou meu projeto. Não deu a devida atenção e ainda me passou o feedback de que iria ser inviável por conta da assinatura de um contrato de prestação de serviços de 36 meses com todas as manutenções, garantias e seguros inclusos, sendo que ao final do contrato os aparelhos e servidores seriam totalmente de posse da empresa.

É neste momento que as empresas não enxergam o que é um profissional com conhecimento suficiente para tratar de assuntos tão complexos e acabam dispensando a experiência de alguém capacitado, certificado e estudado exclusivamente para este fim, ou seja, fazer uma consultoria, auditar e dar todo suporte para que não haja desperdício de tempo e nem dinheiro neste processo.

Pois bem! Foi aí que “a porca entortou o rabo”. Semanas depois essa empresa lançou um novo produto no mercado fazendo um grande investimento em publicidade e marketing. Foram feitas campanhas no site deles, em páginas de conversão de oportunidades e até mesmo no Google! A campanha deu super certo, o produto foi bem aceito no mercado, os clientes estavam comprando e cada vez mais entravam em contato com a empresa através do telefone. Depois de algum tempo a empresa percebeu que algo de inusitado estava acontecendo, no período da manhã os clientes ligavam e o telefone era normalmente atendido, porém no período da tarde não entrava nenhuma ligação. Mesmo com esse problema detectado a empresa continuou trabalhando dessa forma porque o fluxo de pedido estava dentro da margem estipulada pelo gerente, e dessa forma garantia a meta de vendas do mês. Agora pense comigo…

Para captação de cliente a empresa:

– Investiu em Google.

– Investiu em um novo site.

– Investiu em um sistema de marketing.

Porém não se adequou para atender a demanda e teve um gargalo de entrada por um único motivo:

– Não investiu em telecomunicação.

Depois de um tempo os clientes começaram a reclamar que ao ligar para a empresa só dava “ocupado”, com isso vieram uma enxurrada de e-mails de reclamações e nas redes sociais diversas mensagens de preocupações foram expostas e começaram a gerar incredibilidade para novos clientes. Agora imagina o estresse que os funcionários passaram porque depois da compra do produto os clientes não conseguiam entra em contato com a empresa para confirmar a entrega, tirar dúvidas do processo de compra, e quando conseguiam contato eram ríspidos e mal-educados.

Já viram isso acontecer?

Me procuraram novamente, mas desta vez foi a secretária que me ligou, marcamos uma reunião e fui atendê-los. Logo de início descobri que o gerente não estava mais na empresa e a reunião seria diretamente com o dono, apresentei o projeto que já estava pronto e falamos sobre a importância da telecomunicação na empresa. Mostrei de forma simples e objetiva que o cenário dele teve um grande aumento de utilização de recurso de Telecom, mas não estavam preparados para isso. Por fim ressaltei que o projeto apresentado lá atrás, que foi descartado, daria todo o suporte e evitaria prejuízos financeiros, e o mais importante no meu ponto de vista, manteria a credibilidade do nome da empresa no mercado e seus funcionários tranquilos para executar suas funções.

Nós que trabalhamos com a consultoria sabemos que existe a falta de interesse dos clientes inicialmente, porém sabemos a diferença e importância que isso carrega. Inspirada nesse caso, decidi escrever e compartilhar pois pode ser o seu cenário também.

E caso seja sua situação, a Dinâmica Soluções e Telecom estará pronta para te ajudar. Entre em contato conosco, ou diretamente comigo.”

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